#36DaysofType

O #36DaysofType é um desafio anual direcionado a designers, ilustradores e artistas gráficos, cujo objetivo é desenvolver uma letra do alfabeto por dia, partindo da letra A e terminando no número 9. Os suportes, materiais e meios são livres, incentivando a busca diária para a criação de algo novo e experimental.

Direção de Arte, Design & Redação: Iago Silva

Ideia Original : Nina Sans & Rafa Goicoechea

Processo

Para esse projeto, experimentei tantos materiais e suportes quanto foram possíveis durante o dia a dia, procurei expandir os horizontes daquilo que eu conhecia como o design e arte gráfica, fui de isopor, recortes, arte digital, até pincéis e tintas. O processo criativo que guiou as letras e número foi a associação com palavras, cada peça gráfica corresponde a termos que estiveram presentes no meu cotidiano ou que possuem, para mim, algum significado, como as referências musicais, da Moda, audiovisuais e acontecimentos históricos.



Dia 1: Ataraxia, ausência de inquietações ou perturbações do espírito (MICHAELIS).



Dia 2: Barreira, quem dita os limites? (ABRAMOVIĆ).



Dia 3: Caju, brasileiro.



Dia 4: Design, interseção entre Arte e Ciência, A ∩ C.



Dia 5: Existência, o que é a realidade? Nós somos reais, verdadeiros? Uma vez um monge perguntou isso a um mestre e o mestre disse: “Aproxime-se de mim”. E quando ele se aproximou, deu uma torcida no nariz dele bem forte: “Isso é real? O que você sente é real? Nós precisamos dizer que surgimos de uma deidade para nos tornarmos reais? Ou você sente, agora, o seu corpo, a sua pele o som, “aaaah”?” Você está presente. Você é real, a vida é real. [...] Sente-se e pergunte-se: é a minha mente que está criando a mim mesmo e a minha realidade? (COEN)



Dia 6: Foda-se, às vezes é a única opção.



Dia 7: Geometria, chave de compreensão do mundo (PLATÃO)



Dia 8: História, aceitação e compreensão.



Dia 9: Idealista, um incorrigível: se é expulso do seu céu, faz um ideal do seu inferno. (NIETZSCHE)



Dia 10: Jabuticaba, parece uva, brasileira



Dia 11: Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele (KANT)



Dia 12: Labuta, eles dizem: "você é um pouco demais pra mim, você é uma labuta". (LORDE)



Dia 13: Molde, se não encaixa, não presta?



Dia 14: Niilismo, nada.



Dia 15: Orgânico, que seu remédio seja seu alimento. (HIPÓCRATES)



Dia 16: Paixão, reinventei a paixão, agora é paixão inventada / E desta vez é uma paixão carnal, / Chega de amores platônicos ou imaginários, / Quero boca na boca, olhos nos olhos / Quero pele, quero fôlego, cheiro, / Chega de recato ou vergonha. (CASTRO)



Dia 17: Quietude, escrevo agora porque estou precisando de dinheiro. Eu queria ficar calada. Há coisas que nunca escrevi, e morrerei sem tê-las escrito. Essas por dinheiro nenhum. Há um grande silêncio dentro de mim. E esse silêncio tem sido a fonte de minhas palavras. (LISPECTOR)



Dia 18: Racional, o real é racional e o racional é real. (HEGEL)



Dia 19: Sorvete, faz o cérebro congelar.



Dia 20: Transcendência, transcender é distanciar-se da realidade para compreendê-la.



Dia 21: Ultranacionalismo, uma maneira mais branda de dizer NAZISMO? A linguagem é um obstáculo para se alcançar a verdade. Estados Unidos da América, 2017.



Dia 22: Volatilidade, mudanças, terei que ser um homem diferente, o tempo pode me mudar, mas eu não posso controlar o tempo. (BOWIE)



Dia 23: Web design, essencialmente a ação de trabalhar com uma equipe criativa com pessoas criativas para combinar escrita e elementos gráficos para criar uma mensagem atraente online para seus clientes em potencial. (QUICK)



Dia 24: Xenofobia, "Sai do meu país, sai do meu país, eu sou brasileiro e estou vendo meu país ser invadido por esses homens-bomba miseráveis que esquartejaram crianças, adolescentes. São miseráveis. Vamos expulsar ele!", diz um homem brasileiro a um refugiado sírio. Rio de Janeiro, Julho de 2017.



Dia 25: Yin-Yang, equilíbrio, dualidade, opostos que se complementam e produzem movimento dialético. Sem o mal, não haveria o bem.



Dia 26: Zuzu, desfile-protesto, seu filho foi torturado e morto pela Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), ela usou a Moda como instrumento político. Em 1976, Zuzu Angel é assassinada por pessoas ligadas ao Regime Militar em uma batida de carro enquanto a estilista estava saindo do Túnel Dois Irmãos, no Rio de Janeiro. O carro de Zuzu capotou.



Dia 27: Zero, o círculo expressa a totalidade da psique em todos os seus aspectos, incluindo o relacionamento entre os homens e a natureza. (VON FRAZ)



Dia 28: Único, que não existe outro de sua espécie ou gênero; exclusive, singular. (MICHAELIS)



Dia 29: Dupla, nunca desista, juntos podemos conquistar o mundo. (JESSIE J)



Dia 30: Triângulo, uma figura plana com três lados retos. (CAMBRIDGE)



Dia 31: Quimera, um sonho, idealização.



Dia 32: Pentagrama, representa os cinco sentidos, os cinco elementos (espírito, fogo, ar, água e terra) e os cinco ciclos da vida (nascimento, infância, maturidade, velhice e morte).



Dia 33: Seis, número perfeito, um número inteiro para o qual a soma de todos os seus divisores positivos próprios (excluindo ele mesmo) é igual ao próprio numero. (PLUTARCO)



Dia 34: Sete, nós somos as cores do arco-íris / Todo mundo na estrada de tijolos amarelos / Há o suficiente pra você. (JESSIE J)



Dia 35: Oito, representa o renascimento, renovação e a regeneração.



Dia 36: Nuvem, jamais se desespere em meio às sombrias aflições da sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda. (PROVÉRBIO CHINÊS)

próximo projeto →

Brasil